quarta-feira, 29 de junho de 2011

Vanderlan apresenta potencial da SPH para Unisinos

29/06/2011 18:47:11
Mostrar o potencial hidroviário do Rio Grande do Sul e a capacidade existente no Porto de Porto Alegre foi um dos objetivos do superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Vanderlan Vasconselos, ao se reunir com os diretores de graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na manhã desta quarta-feira (29). Na apresentação, que durou cerca de 90 min, foi possível falar da estrutura física que compõe o complexo portuário do RS, comandado pela SPH, bem como dos investimentos que estão para acontecer no Estado até 2014.
Vanderlan destacou que a Petrobras tem cerca de R$ US$ 214 bilhões para investir até 2014, incluíndo, área da indústria offshore e o RS está dentro deste projeto e já começa a receber investimentos de industrias voltadas para a produção naval. “Este é o momento de buscar parceiros como as universidades para que a nossa mão de obra esteja capacitada para receber essas estruturas de industrias. Não podemos perder para a mão de obra importada e, através do conhecimento, da formação adquirida através das universidades que vamos mudar este cenário”, avalia.
Para o professor Gustavo Borba, da unidade de graduação, diz que a proposta de integração da SPH com as universidades é de grande importãncia. “O processo é simples, mas de uma grande valia para quem está estudando, para quem está iniciando nas mais diversas áreas, sejam de logística, design, estudos ambientais entre outros. Queremos muito participar deste processo e trazer mais vezes o diretor para fazer essa apresentação aos alunos”, disse.

Participaram da reunião os representantes das Unidades de Pesquisa da Unisinos, Alsones Balestrin; da Unidade de educação Continuada, Marco Borges e Claudio Senna, da graduação tecnológica.
Fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=600

Finalizada descarga de peças para Petrobras



29/06/2011 14:39:13
A operação de descarga do navio "BBC Gdansk", que trouxe peças para a Petrobras se encerrou na tarde de terça-feira (28).
Segundo João Carlos Cabral, representante da empresa de navegação BBC Chartering, a previsão inicial do tempo necessário no trabalho de descarga, era de realiza-lá em até 48 horas. No entanto o mesmo foi concluído em apenas 20 horas. Fato que é muito importante e significativo, pois demonstra a competência dos trabalhadores vinculados à operação.
Para o representante da Petrobras, Wellington Bendito, responsável pelo recebimento da carga no porto de Porto Alegre: "A operação foi um sucesso. Alcançou às metas previstas com folga, sem nenhum acidente, incidente, perda ou avaria".
O material descarregado totalizou mais de 555 toneladas, nos 77 volumes que o compunham. Deste total estavam incluídos 19 containers de 40 pés e um container de 20 pés. Os demais volumes eram compostos de caixas de madeira. Que trouxeram estufas, filtros, vedações, sistemas eletrônicos, tubulações entro outros equipamentos diversos. Que vão ser empregados na construção da caldeira pertencente à Unidade Termoelétrica Sepé Tiarajú - UTE - ST, da Petrobras a ser construída no município de Canoas.
Devido à interrupção da av. João Moreira Maciel, para obras da Rodovia do Parque, alguns dos volumes maiores tiveram de ser retirados da área portuária pelo portão central. No entanto isto não causou transtornos ao fluxo de veículos na área central da cidade. Segundo Vanderlan Vasconselos, diretor superintendente de portos e hidrovias: "Este fato reforça a atenção para a necessidade que o porto tem de possuir uma segunda via de acesso. Principalmente tendo-se em vista o processo de revitalização do Cais Mauá. É vital para o porto, possuir vias de acesso bem dimensionadas. A falta destas pode comprometer seu perfeito funcionamento ou acarretar problemas na circulação de uma área já tão critica da capital dos gaúchos".
Segundo Wellington Bendito, com este desembarque finaliza a chegada de peças importadas para a montagem da caldeira.
Para Vanderlan Vasconselos, operações deste tipo são bem vindas. Pois elas alteram a rotina portuária muito ligada à descarga de fertilizantes. Ela também serve de exemplo e estímulo ao empresariado que deseja e necessita utilizar o porto no transporte de suas mercadorias. Sinalizando de forma positiva a capacidade do porto de atender suas demandas. Com relação aos elogios recebidos pelo representante do armador e pelo cliente, isto coroa a dedicação e o profissionalismo de todos aqueles que estão trabalhando junto ao porto. Desde os funcionários da SPH passando pelos prestadores de serviço ligados ao operador portuário, e ao Órgão Gestor de Mão-de-Obra.
Fotos: Carlos Oliveira
Fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=599

Capitão dos Portos recebe Vanderlan Vasconselos

29/06/2011 14:37:54
No final da manhã de terça-feira (28), o capitão-de-mar-e-guerra Sergio Luis Correia de Vasconcelos, Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, recebeu visita do diretor superintendente Vanderlan Vasconselos. A visita que ocorreu na sede da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegrem e serviu para tratar da travessia de veículos entre os municípios de Rio Grande e São José do Norte.
O comandante Correa de Vasconcelos apresentou o resumo da situação, destacando as ações já adotadas pela Capitania dos Portos no sentido de dar maior segurança a travessia. E de resolver o problema que tanto aflige aos usuários do serviço público.
Questionado sobre o processo de licitação da travessia, Vanderlan Vasconselos disse que isto cabe a SPH providenciar. E se dispôs a enviar o texto já produzido para análise da Capitania dos Portos. Assim a autoridade marítima pode contribuir no aperfeiçoamento do processo licitatório, fornecendo sugestões que são do seu domínio e de sua competência. E que trará benefício a toda comunidade que usufrui do serviço público de travessia. Garantindo não só eficiência, mas principalmente a segurança das vidas dos usuários.
A visita contou ainda com a troca de informações com outros integrantes da Marinha do Brasil, como o delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre, capitão-de-fragata Jayme Tavares Alves Filho e o oficial da reserva Jorge Alberto Waick, responsável pela realização de vistorias em embarcações.
Fotos: Carlos Oliveira
Fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=598

Porto recebe peças para ampliação da Refinaria Alberto Pasqualini

28/06/2011 15:28:38
Na manhã desta segunda-feira o porto de Porto Alegre recebeu o navio "BBC Gdansk". A bordo está o segundo lote de peças a serem utilizadas na ampliação da Refinaria Alberto Pasqualini - REFAP, de propriedade da Petrobras, em Canoas.
O "BBC Gdansk" mede 122,38 metros de comprimento, e possui largura de 18,23 metros. É um cargueiro especializado em carga de peso, com registro de sua bandeira em Antigua e Barbuda. Sua carga complementa a aqui descarregada pelo navio "BBC Alaska", na primeira quinzena do mês de maio, e que também trouxe peças para a ampliação da REFAP.
A utilização do Porto da Capital como ponto final do transporte marítimo é significativa. Reduz em muito o trajeto rodoviário a serem percorridos pelos caminhões e conseqüentemente os custos da obra. Garante também a redução dos riscos de danos às peças, já que enquanto embarcadas, elas estão mais bem protegidas e abrigadas das intempéries do meio ambiente.
Segundo Vanderlan Vasconselos este fato também demonstra o predomínio de um bom planejamento na tomada de decisões. "O melhor aproveitamento da infraestrutura deve ser a regra e não a exceção, principalmente quando verbas públicas estão sendo empregadas direta ou indiretamente no investimento", afirma.

Foto: Carlos Oliveira
Fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=597

Comemorado o Dia Marítimo Internacional

27/06/2011 16:02:21
Na manhã desta segunda-feira (27), ocorreu na sede da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre cerimônia alusiva ao Dia Marítimo Internacional. Por convite do delegado da Capitania dos Portos, capitão-de-fragata Jayme Tavares Alves Filho, Vanderlan Vasconselos prestigiou o evento, que reúne a comunidade marítima.
A data é comemorada por iniciativa da Organização Marítima Internacional - IMO órgão da Organização das Nações Unidas - ONU especializado na regulamentação do transporte marítimo no âmbito internacional. Este fato visa dar maior segurança às embarcações, ao pessoal embarcado e às regras de exploração do transporte marítimo em si. Segundo ressaltou o comandante Jayme, a data serve para reunir os armadores, agentes marítimos, operadores portuários e todos aqueles que contribuem para viabilizar a atividade marítima.
Vanderlan Vasconselos, na qualidade de autoridade portuária, agradeceu o convite e a oportunidade para estreitar estes laços de amizades. Ressaltou o esforço que esta sendo feito no sentido de dar visibilidade à importância dos portos e da hidrovia. E de como isto é difícil, tendo em vista a cultura consolidada de anos, sem a devida valorização do setor. Acrescentou que aos poucos esta realidade tende a mudar. O emprego de recursos, por parte do governo do Estado na recuperação da hidrovia sinaliza esta mudança. A dragagem e a sinalização são a base para a circulação segura das embarcações comerciais. Tão importantes ao fortalecimento econômico do Estado e do país.
Foto: Carlos Oliveira
Fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=596

Comitiva de Campo Bom visita SPH

27/06/2011 16:01:29
Na manhã desta segunda-feira (27), o diretor superintendente de portos e hidrovias, Vanderlan Vasconselos recebeu a visita de cortesia da comitiva do Sindicato dos Sapateiros composta por Marcelo Silveira Freitas e Everaldo Carvalho, e que são filiados ao PSB de Campo Bom. Os representantes do sindicato vieram conhecer o Porto de Porto Alegre. Para melhor compreender sua importância e como o mesmo pode afetar, de forma positiva, a classe trabalhadora.
Vanderlan Vasconselos lhes expos a importância atual do porto e da hidrovia. Que atualmente atua principalmente viabilizando a agricultura, já que é por ele que entra grande quantidade de fertilizante. Que depois de empregado na atividade produtiva se reflete na produção de alimentos a um custo mais barato para toda a comunidade trabalhadora. Por outro lado, há um potencial que não é explorado em sua plenitude. Ele diz respeito ao escoamento da produção, não só agrícola como industrial. Neste sentido, o porto pode auxiliar o setor coureiro calçadista. Barateando o custo de transporte de insumos ou do produto em si. Dando melhores condições de competitividade ao produto nacional. Cuja qualidade é inquestionável.
Foto: Carlos Oliveira

Fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=595

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Remoção dos navios paraguaios é discutida tecnicamente.


24/06/2011 14:57:01
Na tarde de quarta-feira (22) o diretor superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos recebeu a visita do comandante João Vicente Ferreira pinto, representante da empresa Svitzer Salvage. Esta empresa que pertence ao grupo Maersk, é especializada nas operações de salvamento de embarcações. No Brasil possui escritório no Rio de Janeiro e é contratada pela Petrobras para gerenciar toda a parte de segurança das plataformas da bacia de Campos. Dando treinamento ao pessoal embarcado e monitorando as condições de seguranças das plataformas e das embarcações ligadas às operações junto às mesmas.
A visita a SPH se deu pelo interesse da empresa em melhor conhecer a realidade ligada aos navios paraguaios que aqui se encontram, e que em breve deveram ser removidos. No conjunto de operações que a empresa possui, há espaço para o grupo Maersk atuar de várias formas. Seja garantindo a segurança na manobra da embarcação de deslocamento da embarcação; seja na facilidade de localizar um novo investidor interessado em adquiri-la.
Para Vanderlan Vasconselos, todo auxílio técnico é bem vindo. Já que a questão que envolve os navios paraguaios exige muito cuidado em todas suas decisões. A perfeita avaliação das condições das embarcações e dos riscos que elas podem gerar é fundamental para o bom planejamento do próximo passo a ser tomado. Sua remoção deve basear-se pelo princípio da segurança ao meio ambiente, à navegação e à hidrovia. E não deve ser uma atitude precipitada. Neste contexto o contato mantido com o comandante Ferreira pinto é mais um passo neste sentido. Isto será muito útil no futuro próximo.
Fotos Carlos Oliveira
FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=594

Acesso ao porto é debatido com Prefeitura de Porto Alegre.

24/06/2011 11:48:48
Na manhã de quinta-feira (21) do diretor superintendente da SPH, Vanderlan Vasconselos, e o diretor de portos, Silvio David, se reuniram com o Secretário Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Newton Baggio. Na pauta foi apresentada a necessidade de a Superintendência de Portos e Hidrovias garantir uma nova via de acesso ao Porto de Porto Alegre em razão de o projeto de criação de um Terminal Internacional Turístico de Passageiros; e ao projeto de revitalização do Cais Mauá.
O Terminal Internacional Turístico de Passageiros visa atender a demanda gerada pela Copa do Mundo de 2014. Associando não só a necessidade de ampliação da capacidade hoteleira, como inserindo Porto Alegre na rota turística dos navios de cruzeiros. O projeto realizado pela SPH busca implantar o terminal no espaço hoje ocupado pelo Armazém C6. Situado frente a Estação Rodoviária de Porto Alegre e a Estação de Metrô do Trensurb. Quando isto estiver implantado será necessário garantir o acesso viário ao local. Acesso este que nos dias de hoje poderia ser realizado pelo portão central do porto, mas que não será possível quando o projeto de revitalização do Cais Mauá estiver implantado.
Esta realidade cria um problema que deve ser pensado desde já, para não comprometer seu bom funcionamento. Foi neste sentido que a diretoria executiva da SPH iniciou o contato com a prefeitura municipal. Por parte da SPH há a necessidade da criação de um acesso que comporte o tráfego de veículos leves, ônibus e caminhões. Já que este acesso também servirá á parte administrativa e operativa do porto. Que não pode ficar prejudicada com a perda do acesso principal hoje existente. Também servirá aos interesses do próprio projeto de revitalização do Cais Mauá.
Segundo Newton Baggio, existindo a demanda a prefeitura municipal irá atuar no sentido de viabilizar o empreendimento. Auxiliando na orientação dos quesitos básicos necessários ao projeto. Complementou dizendo que, atualmente, o projeto de revitalização do Cais Mauá não existe como projeto. Quando isto for formalmente apresentado, ficará a cargo dos setores técnicos estudarem a situação e apresentar propostas para viabilizar a demanda. Sendo que o investimento sempre será responsabilidade da parte interessada, a título de contra partida.
Tendo em vista a importância do assunto, o secretário Newton Baggio acertou que ira providenciar uma reunião técnica para tratar do assunto. Na qual a SPH será convidada a participar apresentado sua demanda e discutindo a melhor alternativa neste sentido, ampliando o convite ao estado.
A reunião aconteceu na Prefeitura de Porto Alegre.
FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=592

Empresários projetam ampliação no uso das hidrovias de interiores

24/06/2011 10:38:54

Movimentar as hidrovias gaúchas, incentivando a navegação comercial no interior do Estado. Foi com este objetivo que representantes da Celulose Riograndense, Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Incentivo ao Investimento (AGDI) se reuniram na tarde desta terça-feira, 21 de junho, com o superintendente da SPH, Vanderlan Vasconselos.
O gerente de projetos especiais da empresa de celulose, Otemar Alencastro destacou que a empresa deve ampliar a produção da unidade gaúcha e, a produção de eucalipto, no interior do RS escoaria com mais agilidade e segurança pelas hidrovias. O projeto se estenderia, segundo ele, não apenas pelo Jacuí, mas por todos os mananciais que tem potencial hidroviário para navegação comercial.
Vanderlan disse que essa é uma retomada de discussão no processo de ampliação do uso de hidrovias do interior. “Estamos abertos à estas discussões, pois é projeto deste governo investir na navegação e, vamos avaliar os projetos que surgirem com muita atenção”, disse.
Também participaram da reunião o representante da AGDI, Marcos Franceschi, Roberto Alau, da empresa Celulose Riograndense, e o Diretor de Hidrovias Pedro Obelar.
FONTE: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=591

SPH participa de encontro na Câmara de Vereadores

22/06/2011 18:28:12

O Superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Vanderlan Vasconselos, esteve na manhã desta quarta-feira, 22 de junho na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre para participar de reunião promovida pelo gabinete do vereador Airto Ferronato, do PSB, presidente da Comissão Especial de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo. Entre as questões tratadas no encontro, a revitalização do Cais Mauá, em que um dos representantes da empresa vencedora da licitação, Maurenio Sartori, apresentou o projeto para um grupo de aproximadamente 40 pessoas que lotaram a sala de reuniões das comissões.

Durante a reunião, Vanderlan falou sobre o trabalho da SPH, das potencialidades do Porto de porto Alegre e das ações de parceria que estão sendo desenvolvidas com diferentes órgãos públicos visando o desenvolvimento da àrea portuária. Entregou cópia do Projeto do Terminal Internacional Turistico de Passageiros, pedindo apoio para sua concretização, dentro dos recursos disponibilizados para Copa de 2014.

O projeto foi discutido por representantes de organizações não governamentais e pessoas da comunidade que foram convidadas a participar da reunião.
Particiapram ainda, os vereaodres João Carlos Nedel, Paulinho Rubem Berta, Luis Braz, Tarciso Flecha Negra e Waldir Canal.

SPH e empresários falam sobre a ampliação dos negócios no Porto da Capital


22/06/2011 18:11:23

A ampliação das operações no Porto de Porto Alegre foi um dos temas tratados na manhã desta quarta-feira, 22 de junho pelo superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Vanderlan Vasconselos e empresários chilenos. O grupo formado por Jorge Cárdenas, Diretor e Elsio Sousa, P&D, ambos da SAAM - Sudamericana Agência Maritima, Carlos, da CSVA e o diretor de Portos, Silvio Pinheiro David.

Segundo Vanderlan, os empresários falaram sobre a importância do Porto de Porto Alegre no cenário da navegação no Sul do País e da necessidade que existe em ampliar os negócios no que se refere á carga e descarga de navios.

Comissão da Copa debateu o Cais Mauá.


quinta-feira, 23 de junho de 2011



A revitalização do Cais Mauá foi o tema debatido em reunião da Comissão Especial de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de 2014 da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta quarta-feira (22/6). O empresário Maurênio Stortti, do consórcio vencedor da licitação, falou sobre os planos para a modernização da área, e ouviu uma série de questionamentos do superintendente de Portos e Hidrovias (SPH), Vanderlan Vasconcelos.

Segundo Vanderlan, o tema do Cais Mauá é tratado em Brasília no âmbito da câmara de conciliação da Procuradoria Geral da República e do Supremo Tribunal Federal. De acordo com o superintendente, permanecem dúvidas sobre para onde vai a própria sede da SPH, uma vez que 37 mil metros de extensão da área do Cais Mauá serão entregues ao consórcio vencedor.
Também não existe uma indicação de local para os escritórios da Anvisa e do Ministério da Agricultura. A principal divergência, contudo, diz respeito à propriedade do cais: pertence à União Federal ou ao Estado? Essa resposta somente será conhecida quando houver um desfecho para o impasse via STF ou por um termo de conciliação entre os governos federal e estadual.
Vanderlan colocou outras questões: advertiu que o principal acesso ao cais revitalizado compreende uma rota que engloba a rua Ramiro Barcelos, mas não apresenta o redimensionamento da via, considerando que no seu começo, próximo à rodoviária, e a Avenida Castelo Branco, funciona um dos principais entroncamentos de acesso à cidade. Outro ponto é o destino do dinheiro da locação do Cais pela concessionária. Vanderlan quer o dinheiro reinvestido no sistema portuário e hidroviário estadual. Só que a lei aprovada prevê o repasse para caixa único do estado.
Pelo lado do consócio vencedor, Maurênio Stortti, salientou que o grupo concessionário aguarda o desfecho legal para tomar posse na área. Depois entram os processos de consolidação dos projetos, questões legais relativas às autorizações para realização de grandes obras e licenciamento ambiental. O começo das obras dos equipamentos e estabelecimentos comerciais é a última etapa.

Questionado pelo presidente da Comissão da Copa, vereador Airto Ferronato (PSB), se já há algum tipo de esboço de projeto com a Smov, o empresário afirmou que não existe nada e que os detalhamentos de fato somente serão entregues aos órgãos responsáveis após assinatura do termo de posse pelas cinco empresas do consórcio.
Entretanto, o empresário adiantou que a pedido do governador Tarso Genro, as obras devem começar pela revitalização dos armazéns. Somente depois dessa etapa, serão iniciados o shopping center de apenas um pavimento, um prédio para hotelaria e um segundo para salas comerciais e escritórios de alto padrão. “Não tem como sustentar um investimento desse porte somente pela gastronomia”, avisou o empresário.

Airto Ferronato Vanderlañ Vasconsèllos

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Portos e Hidrovias propõe parceria

01/06/2011
Expansão
1/3 página | Pág. 122
Clipado em 21/06/2011 02:06:45
Portos e Hidrovias propõe parceria
O diretor superintendente de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul (SPH), Vanderlan Vasconselos, esteve na Universidade Feevale em 17 de maio, para propor uma parceria com a instituição. Ele apresentou ao reitor Ramon Fernando da Cunha uma proposta de convênio, que possibilitará aos acadêmicos a utilização da SPH como fonte de estudo e pesquisa. A Universidade Feevale oferece os cursos de mestrado e doutorado em Qualidade Ambiental e possui diversas pesquisas ligadas à área, inclusive envolvendo a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Segundo Vasconselos, a parceria deverá auxiliar na formação e ampliação do conhecimento técnico de estudantes de diferentes áreas. O reitor reconheceu a importância da parceria e disse que reunirá diretores dos Institutos Acadêmicos para avaliar a proposta e, posteriormente, agendará nova reunião para tratar sobre o assunto.

Expansão | Novo Hamburgo/RS
fonte:

01/06/2011 | 1/3 página | P. 122

Portos e Hidrovias propõe parceria

terça-feira, 21 de junho de 2011

Justiça permite que Grêmio Náutico utilize área do Cais Mauá como estacionamento

21/06/2011 17:26:13

A Justiça, através do Juiz Fernando Carlos Tomasi Diniz, da 4º Vara da Fazenda Pública concedeu sentença favorável ao Grêmio Náutico União e os associados do clube poderão continuar usando a área do Cais Mauá como estacionamento particular, de forma gratuita. O clube havia entrado com uma ação contra a SPH pleiteando o acesso de empregados, associados e frequentadores identificados à área portuária não operacional do Cais, para embarque à Ilha do Pavão.
A proibição do estacionamento em área portuária aconteceu em 1 de abril do corrente ano, quando a SPH tomou medidas para sanar as irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), CAGE e ANTAQ apontavam que mais de 630 carros particulares estacionassem de forma gratuita junto ao Porto.
A medida divulgada através de Ordem de Serviço 004/2011, cumpre a determinação dos órgãos reguladores das áreas portuárias, sob pena de o gestor responder de forma civel e criminal pela manutenção do estacionamento. O Superintendente Vanderlan Vasconselos afirmou que a SPH vai recorrer da decisão.
fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=588

Retirado obstáculo submerso no Guaíba

21/06/2011 12:50:35
Na manhã de quinta-feira (16) o rebocador "Benjamin Constant", da Superintendência de Portos e Hidrovias, iniciou o trabalho de remoção de obstáculo submerso localizado junto à bóia número 119, na hidrovias do Guaíba. A medida atende a pedidos de usuários da hidrovia. Ao chegar ao local foi constatado pela equipe de funcionários, que se tratava da estrutura do farolete que havia sido danificada há algum tempo. Com o estrago, o equipamento foi substituído, mas não havia sido retirado.

Neste ano, o obstáculo causou incidente com um veleiro que passou muito próximo do local. A partir deste fato, a Marinha do Brasil solicitou que à SPH providenciasse a retirada do obstáculo. Para garantir a retirada do material que mede cerca de 16 metros, foram necessárias cinco horas de trabalho no local. O equipamento usado como sinalisador náutico ainda estava preso à sua base, no fundo do lago. Agora o material se encontra depositado no Porto de Porto Alegre, e deverá ser recuperado para que possa ser reaproveitado na sinalização e balizamento da hidrovia.
Texto e fotos: Carlos Oliveira
fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=587

Balizador “Benjamin Constant” transportará bóias para Pelotas.


21/06/2011 12:49:26
O rebocador "Benjamin Constant", da SPH, levará duas bóias cegas e uma bóia luminosa para o Porto de Pelotas. O material está sendo preparado para ser empregado na sinalização náutica da região. O porto de Pelotas é ponto de apóio importante da manutenção da sinalização do canal da "Feitoria" e do canal "São Gonçalo".
O material será levado até Pelotas para receber a pintura e identificação padrão das sinalizações de hidrovias e logo em seguida posicionado no local correto, garantindo a melhoria dos sinais náuticos junto aos canais.

Com isso haverá uma qualificação na segurança dos canais para transito de embarcações, sejam elas de esporte e recreio, e principalmente as comerciais, que são responsáveis pelo fortalecimento de economia gaúcha.
O diretor superintendente da SPH, Vanderlan Vasconselos explicou que há uma preocupação grande por parte da SPH para qualificar a sinalização das hidrovias. . "Temos um histórico de vandalismo contra estes equipamentos que são de fundamental importância para nossa hidrovia e sucesso econômico de nosso Estado. A SPH está empenhada para mudar este quadro", disse.
fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=586

Diretoria da SPH participa de reunião do Consup

20/06/2011 14:25:41
A participação da atual diretoria da SPH nas reuniões mensais do Conselho Superior de Portos (Consup) está sendo considerada de grande valia para os conselheiros. O ultimo encontro dos representantes portuários, realizado na manha de sexta-feira, 17, contou com a participação do diretor superintendente, Vanderlan Vasconselos, o diretor de Portos, Silvio David e o Diretor Administrativo-Financeiro, Paulo Argeu Fernandes.

De acordo com Vanderlan Vasconselos, a reunião foi muito produtiva e entre os temas tratados, destaque para a apresentação do plano de metas da SPH. “Segundo os próprios integrantes do Conselho, desde o ano passado, os planos de metas não eram apresentados ao CONSUP para avaliação”, disse. O superintendente destacou que também foram apresentadas solicitações feitas para o Plano Plurianual (PPA) estadual e federal 2012-2015, em beneficio de nossos Portos e Hidrovias.
O presidente do Consup, Alvaro Woiciechoski, lembrou dos R$ 219 milhões do PAC 2, que a Secretaria de Infraestrutura anunciou na semana passada e que deverão ser aplicados no nas hidrovias e portos gaúchos.
fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=585

SPH e Trensurb se reúnem e tratam sobre ações para Expointer

20/06/2011 14:22:12
O Superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Vanderlan Vasconselos, recebeu na manhã de sexta-feira, 17, o superintendente da Trensurb, Edson Ferreira dos Santos e Eurico Salssedo Botti. O encontro tratou sobre a possível parceria entre as duas instituições para o período da Expointer.
Conforme o superintendente da Trensurb, a idéia e aproveitar o espaço da Superintendência para um estacionamento durante o período da feira. Santos explicou que o número de expositores e visitantes que ficam hospedados em Porto Alegre e se valem dos trens para chegar ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, é significativo, por isso a importância de um estacionamento próximo a uma das estações. “Também temos casos de moradores de Porto Alegre que preferem vir até o Centro, deixar o veículo em algum estacionamento e ir até Esteio de trem”, disse.
Vanderlan disse que trata-se de uma proposta importante e que será tratada com os demais membros da diretoria executiva da SPH. “Trata-se de um tema de parceria pública, logistica urbana regional e proteção ao meio ambiente, dada a importancia temos que discutir com nossa diretoria executiva”, avaliou.
fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=584
PLENÁRIA DE FILIAÇÃO DO PSB EM ESTEIO
Foi neste sabado(18), a tarde, na Câmara de Vereadores de Esteio, que aconteceu a Plenária de filiação do PSB, presentes mais de 150 pessoas, onde mais de 54 assinaram fichas no PSB. No evento, representantes de Esteio, Campo Bom, Sapucaia do Sul, Viamão, Gravatai, São Leopoldo e Cachoeirinha.
Um abraço e uma feliz noite de segunda-feira



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Vanderlañ Vasconsèllos
PRA SER FELIZ SEMPRE

Paraguai entrega navios abandonados ao RS


Sucatas deixadas por tripulações no cais de Porto Alegre há 14 anos oferecem risco ambiental; embarcações cederão lugar a terminal turístico

17 de junho de 2011 | 0h 00

Elder Ogliari - O Estado de S.Paulo
O governo do Paraguai vai entregar duas sucatas de navios ao governo do Rio Grande do Sul para pagamento de dívidas de aproximadamente R$ 4,9 milhões pela permanência das embarcações no cais de Porto Alegre. A decisão tomada em Assunção no dia 8 de junho vai terminar com uma novela que já dura 14 anos.
Abandonados por suas tripulações em 1997, os Navios Mariscal José Félix Estigarribia e General Bernardino Caballero, que transportavam trigo para o Rio Grande do Sul, nunca foram retirados do porto da capital gaúcha e viraram sucata. Atualmente, colocam em risco não só a navegação como também o meio ambiente.
Depois do recebimento formal dos navios, a Superintendência de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul (SPH) vai leiloá-los para recuperar parte das receitas de taxas portuárias que perdeu. "Mais importante que receber o valor devido é nos livrarmos dessas sucatas potencialmente provocadoras de danos ambientais", avalia o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque. "Ainda no governo Olívio Dutra (1999 a 2002), esvaziamos os tanques de combustível, mas a cada ano as embarcações ficam mais precárias, aumentando os riscos."
A intenção é deixar a área limpa o mais breve possível. A SPH vai retomar o cais onde as duas embarcações estão atracadas para transformá-lo em um terminal turístico, integrado ao novo uso que toda a região portuária central terá nos próximos anos, com capacidade para receber até navios de cruzeiro.
Fim das sucatas. A saída das sucatas começou em abril, quando outras três embarcações, ancoradas há dez anos, foram retiradas pela proprietária, uma empresa brasileira. Nos últimos 20 anos, as atividades de carga e descarga de mercadorias do porto da capital gaúcha foram deslocadas para uma área mais ao norte da cidade. Os armazéns da região central passaram a ser usados em eventos e atividades culturais, como a Bienal do Mercosul e a Feira do Livro.
No futuro, serão integrados a um projeto de revitalização do local, que contará ainda com edifícios comerciais, um hotel, centro de eventos e passeios para pedestres.
fonte:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110617/not_imp733530,0.php

Paraguai autoriza doação de dois navios abandonados no porto da Capital


Sucata das embarcações deverá ser leiloada

Felipe Chemale | felipe.chemale@rdgaucha.com.br
O governo paraguaio publicou hoje no Diário Oficial daquele país a doação de dois navios que estão há mais de 15 anos atracados e abandonados no cais do porto da Capital gaúcha. A medida assinada pelo presidente do Paraguai, Fernando Lugo, é a forma de pagamento da dívida de R$ 4,9 milhões com a Superintendência de Portos e Hidrovias, pelo período que as embarcações ficaram no porto.

Com a inclusão dos navios ao patrimônio do Estado, a Superintendência de Portos e Hidrovias pretende realizar leilão da sucata resultante das embarcações para que elas sejam retiradas do cais. Outros dois navios abandonados foram retirados no mês de abril. O governo gaúcho pretende construir um terminal turístico para receber cruzeiros no local.

RÁDIO GAÚCHA
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Noticiário cotidiano - Portos e Logística

Dragagem das hidrovias estaduais tem investimento de R$ 3 milhõesImprimirE-mail



Seg, 20 de Junho de 2011 06:43
Um investimento que chega a quase R$ 3 milhões. Esse é o índice que representa o valor investido na manutenção de canais para qualificação das hidrovias gaúchas, principalmente a que liga o Porto de Porto Alegre ao Porto do Rio Grande, nos primeiros cinco meses de 2011.

A disponibilidade de recursos, pagos pela Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado à empresa Enterpa Engenharia, tem total apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda.

O Superintendente Vanderlan Vasconselos destacou que, desde o começo deste ano, já foram liberados para a empresa R$ 2.699.386,71 para a dragagem de 364.781,99 metros cúbicos de resíduos. “Estamos trabalhando fortemente para manter o mínimo de qualidade de navegação nas nossas hidrovias que estão assoreadas”, disse. Na semana passada o governo do Estado divulgou que está liberando R$ 6,6 milhões para serem aplicados no Canal da Feitoria, na laguna dos Patos, que ficou bastante prejudicado após a enxurrada ocorrida em março, na cidade de São Lourenço do Sul.

Segundo Vanderlan, a ultima vez que o governo do Estado investiu em manutenção de hidrovias foi durante a gestão de Olívio Dutra.
Fonte: Jornal Agora (RS)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Santa Elena atraca no Porto da Capital com 14 mil toneladas de insumos


17/06/2011 14:50:48
Na manhã de quinta-feira, 16, o graneleiro "Santa Elena", atracou no Porto de Porto Alegre carregado com 14 mil toneladas de fertilizantes. Na mesma manhã, as operações de descarga dos navios mercantes "Santa Ursola" e "Solon", foram concluidas . As duas embarcações atracaram no Porto de Porto Alegre na manhã de sábado, 11 de junho.
Vindo do porto de Hamburgo, Alemanha, o gigante "Santa Elena" mede 189,90 metros de comprimento e 32,26 metros de largura. Possui bandeira panamenha e chegou carregando 10 mil toneladas de cloreto de potássio e outras 4 mil toneladas de sulfato de potássio granulado. A carga atende a demanda de duas empresas do ramo de fertilizantes, instaladas na região metropolitana de Porto Alegre.
Segundo relatório divulgado pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário - ANTAQ foi observado um incremento no volume de descarga de fertilizantes no Brasil. Esta maior demanda se deve ao bom momento vivido pelo setor agrícola nacional, caracterizado por uma produção crescente, mercado consumidor garantido e remuneração em alta. Aliado a isso, a necessidade de aumentar a produtividade tendo em vista as restrições quanto ao aumento de área cultivável. É neste contexto que, segundo Vanderlan Vasconselos, diretor Superintendente de Portos e Hidrovias, o aumento da movimentação de cargas pelo porto de Porto Alegre irá se materializar. O Porto da Capital possui como perfil operacional, a característica de ser grande operador de cargas de fertilizantes. Obtendo inclusive a terceira melhor avaliação nacional segundo dados da própria ANTAQ.
Fotos: Carlos Oliveira
fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=583

Vanderlan recebe vereador de Esteio


17/06/2011 10:57:33
O Superintendente de Portos e Hidrovias do Estado recebeu na manhã desta quinta-feira a visita de cortesia do vereador esteiense, José Sirlon de Oliveira Ribeiro (PMDB). O Objetivo da visita foi para conhecer um pouco mais sobre a realidade da SPH e da importância do setor hidroviário para a economia do Estado.
Para Vanderlan a visita de vereadores da cidade em que já foi prefeito, é de grande importância, para que mais pessoas conheçam o processo que envolve as hidrovias e a vontade do governo do Estado em investir cada vez mais no setor. “Esteio conta com o Rio dos Sinos e, neste trabalho de desenvolvimento das hidrovias, a cidade se mostra interessada em participar do processo, com o objetivo de fazer parte do projeto e ver o que melhor se enquadra a sua realidade”, disse o Superintendente.
fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=582

Parcerias com universidades se fortalecem


17/06/2011 10:56:17
Mais duas universidades se manifestaram favoráveis a formação de parceria com a Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado (SPH). Tanto a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Ritter dos Reis (UNIRITTER), visitadas esta semana pelo superintendente Vanderlan Vasconselos, mostraram interesse em aproveitar o potencial da autarquia para a qualificação dos acadêmicos.
O objetivo da proposta, segundo Vanderlan, é ampliar a área de conhecimento dos estudantes de graduação, especialização, mestrado e doutorados com práticas possibilitadas pela autarquia. Na terça-feira, 14, ele esteve reunido com o reitor da Ufrgs, o professor Carlos Alexandre Netto, o vice-reitor, professor Rui Opperman e o responsável pelas relações institucionais e captação de recursos, professor Ricardo Ayup Zouain. Na oportunidade foi possível apresentar toda a realidade encontrada junto a Autarquia e o objetivo em ampliar a capacidade do Porto de Porto Alegre e das hidrovias gaúchas.

Para os reitores, a proposta vem ao encontro dos ideais da universidade, que é qualificar cada vez mais os profissionais que se formam junto às instituições de ensino superior. “Queremos sim, ser parceiros nesta proposta. A SPH é um grande patrimônio publico que está sendo sucateado por falta de oportunidades. É preciso ir atras dessas oportunidades e, o meio acadêmico pode sim ser o caminho”, disse Netto.
O Reitor se comprometeu em apresentar a ideia para os responsáveis pelas unidades acadêmicas e promover uma reunião, para que o Superintendente possa apresentar o projeto para as coordenações de cursos.
UNIRITTER – Na tarde de quarta-feira, 15, foi a vez de conversar com o pró-reitor de Pesquisa e Extensão, o professor Sidnei Renato Saraiva, que também acredita que o projeto abre um leque de atividades diferenciadas aos cursos oferecidos pela instituição. “Acreditamos que será possível trabalhar com a SPH em praticamente todos os cursos que oferecemos. É um desafio e queremos participar”, disse .

Também estiveram no encontro do encontro as professoras Márcia Santana, que coordena o Núcleo de Inovação e transferencia Tecnológica (NITT) e Tânia Sulzbacher.
fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=581

SPH consegue a liberação de 39 registros do CADIM


17/06/2011 10:47:52

No prazo de uma semana, 39 das 45 obrigações pecuniárias vencidas da SPH, lançadas no Cadim, pela procuradoria da Fazenda Nacional, devem receber a suspensão. A informação foi repassada na manhã de segunda-feira, 13 de junho pelo superintendente substituto da 10ª Superintendência da Receita Federal, Ademir Gomes de Oliveira durante audiência solicitada pelo Superintendente da SPH, Vanderlan Vasconselos. Na ocasião ele entregou ao representante da RF a certidão narratória extraída da execução fiscal que continham os apontamentos.
O documento foi encaminhado ao titular da Procuradoria da Fazenda Nacional, Rafael Dias Degani, para quem foi formalizado o pedido de suspensão dos efeitos dos apontamentos. “Tivemos uma recepção especial por parte da Superintendência e nosso pedido foi prontamente atendido. O resultado deverá ser divulgado em uma semana, porque foi entendido que o pedido tem argumento legal, havendo um entendimento pela prescrição dos mesmos”, disse Vanderlan.
Também foi feita a solicitação para que sejam suspensos os demais registros. Um deles ainda aguarda documento que está em Rio Grande. A retirada do nome da SPH do Cadastro de Inadimplência, favorece a gestão seletiva dos recursos da União para as entidades do Estado.
fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=580

SPH já libera quase R$ 2,7 milhões em dragagem


16/06/2011 18:10:54
A Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado pagou, no começo do mês de junho, mais R$ 958 mil em dragagem para a empresa Enterpa Engenharia. Ao todo já foram investidos na manutenção de canais, nos cinco primeiros meses do ano, quase R$ 3 milhões. Para o Superintendente Vanderlan Vasconselos, esta é uma realidade que conta com total apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda.
Para Vanderlan, o diálogo claro e a transparência das ações realizadas pela SPH, mostra o interesse do atual governo em qualificar a principal hidrovias gaúcha, que liga o Porto de Porto Alegre ao Porto de Rio Grande. Ele destacou ainda que desde o começo deste ano ano já foram liberados para a empresa R$ 2.699.386,71 para a dragagem de 364.781,99 mil metros cúbicos de resíduos. ?Estamos trabalhando fortemente para manter o mínimo de qualidade de navegação nas nossas hidrovias que estão assoreadas?, disse.
Na semana passada o governo do Estado divulgou que está liberando R$ 6,6 milhões para serem aplicados no Canal da Feitoria, na Laguna dos Patos, que ficou bastante prejudicado após a enxurrada ocorrida em março, na cidade de São Lourenço do Sul.
Segundo Vanderlan, a ultima vez que o governo do Estado investiu em manutenção de hidrovias foi durante a gestão de Olívio Dutra.
FOTOS: CARLOS OLIVEIRA
fonte: http://www.sph.rs.gov.br/sph_2006/content/noticias/noticias_detalhe.php?noticiaid=579